Comunidade Capiranga em Juruti recebe moderna sala de informática para atender os jovens

- -

Na busca por fortalecer o acesso à educação e impulsionar o desenvolvimento local, a comunidade Capiranga, em Juruti, no oeste do Pará, celebra a inauguração de uma moderna sala de informática. Com a presença de alunos e moradores, o espaço foi apresentado como uma ferramenta essencial para aprimorar o ensino e conectar a região com o mundo através da internet de qualidade.

As novas instalações, equipadas com climatização e tecnologia de ponta, têm o objetivo de revolucionar o aprendizado de crianças, adolescentes e adultos, promovendo oportunidades de capacitação profissional e facilitando a participação em reuniões virtuais.

“A sala vai atender a nossa juventude, que hoje está cursando o ensino médio, a juventude que também está cursando o ensino fundamental e as pessoas adultas que devem participar dos cursos. É um aprendizado muito grande e uma preparação para o mercado de trabalho. Como professor, pretendo adquirir conhecimentos e aperfeiçoar-me cada vez mais”, destaca Paulo Dias, professor e um dos beneficiados pelo projeto.

A estrutura, construída como um espaço comunitário de uso coletivo, conta com mobiliário adequado e sete computadores, proporcionando oportunidades para a comunidade promover capacitações profissionais e participar de atividades educacionais.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é parceiro fundamental dessa iniciativa, responsável pela certificação do curso profissionalizante de operador de máquina. “Nossas certificações são de reconhecimento nacional, sendo o SENAI uma instituição de destaque também na América Latina. Além de trazer a qualificação da mão de obra, os alunos serão certificados com validade em todo o território nacional, comprovando a qualificação recebida”, ressalta Ana Francisca Santos, representante do SENAI em Juruti.

A implantação da Sala de Informática é parte do compromisso assumido pela Alcoa, como parte do Plano de Compensação Socioambiental referente aos impactos do acidente ambiental ocorrido em dezembro de 2020. O acordo, firmado com a comunidade e a Associação das Comunidades da Região de Juruti Velho (Acorjuve), visa promover o desenvolvimento local e garantir o bem-estar das famílias afetadas. Capiranga é a segunda comunidade a ser beneficiada, após a inauguração de uma sala semelhante na comunidade Jauari, em junho de 2023.

 

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte