Programa Amazônia +Conectada inicia segunda fase em Juruti com foco na inclusão digital e comunitário

- -

O programa Rede Amazônia +Conectada deu início à sua segunda fase em Juruti, oeste do Pará, trazendo consigo uma promessa de inclusão digital e desenvolvimento comunitário. Sob os auspícios da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e implementado pelo Grupo +Unidos, esta fase ampliada visa beneficiar 30 novas comunidades rurais através da doação de computadores, acesso à internet pago por um ano e formações gratuitas.

Diferentemente da fase anterior, as inscrições para esta etapa estão sendo realizadas exclusivamente de forma presencial nas comunidades selecionadas, com um período estendido de 12 de março a 07 de abril. Essa abordagem visa uma maior interação com os moradores, compreensão aprofundada de suas necessidades e garantia de inclusão para todos os interessados. Daniel Grynberg, diretor executivo do Grupo +Unidos, destacou a importância dessa interação direta, afirmando que “optamos por realizar inscrições presenciais para garantir uma maior interação com os moradores, compreender melhor suas necessidades e assegurar que todos tenham a oportunidade de participar”.

Antes do período de inscrição, a equipe do Rede Amazônia +Conectada realizou encontros comunitários ao longo do mês de fevereiro para explicar o programa e esclarecer dúvidas, além de ouvir as preocupações e sugestões dos residentes locais. Esses encontros foram fundamentais para adaptar as soluções educacionais às necessidades específicas de cada comunidade.

Além das inscrições exclusivamente presenciais, outras mudanças foram implementadas para ampliar o alcance e o impacto do programa. O período de inscrição foi estendido para permitir uma maior mobilização das comunidades, enquanto um número maior de comunidades será beneficiado nesta fase, totalizando 30 comunidades da zona rural de Juruti.

As comunidades selecionadas incluem uma variedade de locais, como Jauari, Capiranga, Santo Antônio da Ingrácia, Capitão, Boa Vista, Nova Conquista, Terra Preta do Salé, e outras. Após a fase de inscrições, os perfis serão examinados e validados, e a lista final dos participantes selecionados será divulgada por comunidade. As conexões à internet, juntamente com a entrega dos kits para as casas selecionadas, estão programadas para ocorrer ao longo do mês de maio.

O Rede Amazônia +Conectada não apenas visa reduzir a disparidade digital, mas também abrir portas para oportunidades educacionais, empreendedorismo e acesso a serviços essenciais nas comunidades remotas da Amazônia. Ao fornecer acesso à internet, o programa não apenas supera barreiras geográficas, mas também constrói pontes para um futuro mais inclusivo e sustentável na região.

Este projeto destaca o compromisso contínuo com o desenvolvimento socioeconômico sustentável na Amazônia e demonstra como a colaboração entre organizações internacionais e locais pode criar mudanças positivas tangíveis na vida das pessoas. Com a segunda fase agora em andamento, espera-se que mais comunidades sejam capacitadas e conectadas, contribuindo assim para uma Amazônia mais conectada e próspera.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte