Almeirim avança na certificação das queijarias em parceria com SEBRAE e órgãos estaduais

- -

O município de Almeirim, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Secretaria de Meio Ambiente, em colaboração com o SEBRAE, ADEPARÁ, SEDES, SEGOV, EMATER, SIM e os produtores locais de queijos artesanais e derivados do leite, está em pleno processo de adequação e certificação das queijarias artesanais da região.

Esse avanço, dividido em várias fases, visa garantir a qualidade e a legalidade dos produtos, permitindo que os produtores possam ampliar seus mercados para além das fronteiras municipais. Abaixo estão detalhadas as fases do processo:

1ª fase: Iniciou-se com o levantamento dos produtores interessados em se adequar e obter a certificação.

2ª fase: Uma parceria foi estabelecida com o SEBRAE para realizar o mapeamento geográfico e fornecer os laudos necessários para solicitar à ADEPARÁ as exigências documentais e estruturais das queijarias.

3ª fase: Atualmente, o corpo técnico da Prefeitura está empenhado na elaboração das plantas das queijarias, seguindo as normas e exigências da ADEPARÁ.

4ª fase: Esta etapa compreende a definição dos locais de ordenha, das instalações das queijarias e a obtenção de toda a documentação necessária para cumprir os requisitos estabelecidos pela ADEPARÁ.

É importante ressaltar que sem essa certificação, os produtos não podem ser comercializados fora do município devido à legislação vigente. Contudo, após a obtenção do selo de qualidade, os produtores terão a oportunidade de expandir seus mercados, garantindo que seus produtos, caracterizados pela produção artesanal, sejam reconhecidos e apreciados em outras cidades e estados.

Para os produtores interessados em participar desse processo de certificação, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico está disponível para fornecer mais informações e orientações.

O Governo Municipal de Almeirim, por meio das Secretarias envolvidas, reafirma seu compromisso em garantir as adequações e certificações das queijarias artesanais e dos produtos derivados do leite, visando promover o desenvolvimento econômico e a valorização dos produtores locais.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte