Campanha de vacinação contra febre aftosa convoca produtores em Faro e Terra Santa

- -

A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) está convocando os produtores dos municípios de Faro e Terra Santa, localizados no oeste do Pará, para participarem da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que foi oficialmente aberta em 15 de março. Esta campanha é crucial para o estado, considerada a mais importante, conforme destacou a médica veterinária Roberta Fulco, Fiscal Estadual Agropecuária responsável pela Unidade da Adepará em Faro e Terra Santa.

O prazo para a vacinação se estende até 30 de abril, com a obrigatoriedade de os produtores declararem a quantidade de animais vacinados até 15 de maio. A Adepará enfatiza que não haverá prorrogação para nenhum dos prazos estabelecidos.

Em outras regiões do estado, a campanha de vacinação contra a febre aftosa foi antecipada de maio para abril, com a imunização do rebanho ocorrendo de 1º de abril a 30 de maio. A partir de maio, a vacina será substituída por um sistema de vigilância baseado em risco.

A febre aftosa, causada por um vírus que afeta animais com cascos fendidos, como bovinos, apresenta sintomas como febre alta, aftas na boca e feridas nas patas. Dada a rápida disseminação da doença, a Adepará deve ser contatada imediatamente em caso de suspeita de sintomas.

George Santos, gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa, ressalta que, para obter o novo status sanitário de Zona Livre da doença sem vacinação, o Pará precisa seguir as recomendações da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Isso implica em um ano sem vacinação do rebanho, além de um período equivalente sem receber animais vacinados em seu território.

Como parte das medidas, houve uma intensificação das inspeções sanitárias e fiscalizações nas propriedades, juntamente com uma mudança na vigilância epidemiológica, agora baseada em risco, para prevenir a reintrodução da doença.

“Temos realizado uma vigilância mais focalizada, priorizando propriedades de alto risco, que estão sendo identificadas. Os produtores devem estar atentos aos sinais clínicos das doenças e notificar a Agência de Defesa para possibilitar diagnósticos precisos e eficazes”, destacou George.

Terra Santa conta com um rebanho de 35 mil animais entre bovinos e bubalinos, enquanto Faro possui 10 mil cabeças de gado. Nas últimas campanhas de vacinação, ambos os municípios alcançaram uma cobertura vacinal de 100%.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte