No dia 13 de setembro, a Prefeitura de Monte Alegre, com o apoio da EMATER-PA, realizou uma importante reunião para discutir a adesão do município ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Essa iniciativa é uma das principais políticas públicas de incentivo à Agricultura Familiar, permitindo a aquisição da produção agropecuária a preços de mercado e, ao mesmo tempo, fornecendo alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
O encontro contou com a presença do Prefeito Matheus Almeida, dos Secretários de Agricultura Jean Vasconcelos, Irlana Baia (Secretária de Trabalho e Inclusão Social), Madson Pereira (SEMMA), Carlos Silva (STTR), José Assunção (Associação dos Remanescentes do Quilombo Peafu), representantes da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, do Centro de Referência da Assistência Social, do Supervisor Regional da EMATER, de Técnicos do Escritório local da EMATER, além de dois produtores rurais de Prainha, que compartilharam depoimentos positivos sobre o programa, já em funcionamento naquele município.
Durante a reunião, os Consultores Fagner Gonçalves e Goreth Pires, esta última também Coordenadora do Programa em Prainha, explicaram detalhadamente como o PAA funciona. Goreth ressaltou o potencial de Monte Alegre para participar do programa e destacou a importância da EMATER, uma vez que ela emite o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF), documento fundamental para a participação dos produtores. Além disso, a EMATER possui um conhecimento mais aprofundado sobre os produtores que se enquadram no perfil exigido pelo PAA.
Ao final do encontro, o Prefeito Matheus Almeida demonstrou grande interesse em aderir ao Programa e determinou a formação de um Grupo de Trabalho, com a participação da EMATER, para resolver questões administrativas e jurídicas necessárias. Dessa forma, pretende-se formalizar a adesão o mais rápido possível, tendo em vista que o prazo final é no mês de outubro.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte