A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, surpreendeu os concurseiros na noite da última terça-feira (27) ao anunciar, por meio de suas redes sociais, a realização de um novo concurso público para a Polícia Militar do estado. O certame está previsto para ocorrer até o final deste ano e oferecerá vagas tanto para praças quanto para oficiais, além da formação de cadastro de reserva.
Ao lado da vice-governadora, a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Elieth Braga, compartilhou detalhes sobre o processo seletivo em um vídeo divulgado nas redes sociais. De acordo com Braga, a banca organizadora do concurso será definida até o final do mês de julho, e as provas devem ser aplicadas ainda neste ano. Serão disponibilizadas um total de quatro mil vagas para praças, incluindo o cadastro de reserva, e mais 400 vagas para oficiais.
Em sua mensagem, Hana Ghassan Tuma encorajou os interessados em ingressar na Polícia Militar do Pará a se prepararem para o concurso: “Oi, pessoal. Hoje, eu quero falar com os concurseiros. Temos uma boa notícia para você que quer se tornar policial militar no Pará. Bora estudar, reforçar os estudos que ainda este ano teremos o tão esperado concurso público da PM”.
No último edital da Polícia Militar do Pará, foram disponibilizadas 2.405 vagas, sendo 2.310 para o cargo de Soldado e 95 para o cargo de Oficial. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), mais de 97 mil candidatos se inscreveram para o certame. A organização ficou sob responsabilidade do Instituto Americano de Desenvolvimento (IADES).
Para participar do concurso e ingressar na Polícia Militar do Pará, os candidatos devem preencher alguns requisitos. No caso das vagas para praças, é necessário ser brasileiro, ter idade entre 18 e 30 anos (com a idade mínima na data da matrícula no CFP/PM e a idade máxima na data de inscrição no concurso público), possuir altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, além de ser habilitado para conduzir veículo automotor, com a posse da Carteira Nacional de Habilitação – Categoria tipo “B”.
Já para as vagas de oficiais, os requisitos incluem ser brasileiro, ter idade entre 18 e 30 anos (com a idade mínima na data da matrícula no CFO/PM e a idade máxima na data de inscrição no concurso público), altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55 m para mulheres, ser habilitado para conduzir veículo automotor, possuir Carteira Nacional de Habilitação – Categoria tipo “B”, e ter concluído o curso de graduação superior em Direito.
Com a abertura do novo concurso público, os interessados terão a oportunidade de realizar o sonho de se tornarem policiais militares no estado do Pará. A expectativa é que a seleção atraia um grande número de candidatos, dada a estabilidade e as oportunidades de carreira que a Polícia Militar oferece. Acompanhe as informações divulgadas pela vice-governadora Hana Ghassan Tuma e pela Secretaria de Estado de Planejamento e Administração para obter todas as orientações necessárias para participar do certame.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte