Curso para garçom e garçonete qualifica serviços turísticos na cidade de Oriximiná

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Iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove capacitação profissional em todas as regiões do Pará

Israel Pegado 

O setor de alimentação é um dos mais relevantes na estrutura de receptivo da cadeia turística de um destino. Diariamente, turistas consomem refeições em hotéis, restaurantes, bares, lanchonetes, cafés ou pizzarias. Tão importante quanto a qualidade do alimento produzido em cada cozinha é o atendimento oferecido para este visitante durante todo o tempo que permanece no estabelecimento.

Para ampliar a qualidade dos serviços prestados na rede que compõe a atividade turística paraense, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) promove cursos de qualificação e capacitação profissional em todas as regiões do estado. Esta semana, de 24 a 28 de julho, o município de Oriximiná, na região da Calha Norte, recebe o curso de “Garçom e Garçonete”, no auditório da Biblioteca Municipal. O curso é realizado em parceria com o Senar e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Oriximiná.

“O ato de bem receber, com educação, cortesia e hospitalidade é um dos segredos para um destino turístico de sucesso. Capacitar estes profissionais, qualificando a rede na prestação de serviços é etapa fundamental para a estruturação de destinos aptos a receber grande fluxo de visitantes das mais diferentes origens e localidades”, afirma o secretário de Estado de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

A formação é destinada a moradores das comunidades locais e área urbana do município, que pretendam atuar em bares e restaurantes, lidando diariamente com o fluxo de turistas. Oriximiná reúne atrativos naturais, belas praias e um turismo de pesca esportiva bastante desenvolvido. Além disso, o município também conta com reservas biológicas e áreas de conservação trabalhadas sob a ótica da sustentabilidade e responsabilidade ambiental em conjunto com a comunidade local.

De acordo com o instrutor do Senar e responsável pelo conteúdo do curso, Higor Pereira, o objetivo é formar profissionais para que possam oferecer um excelente serviço de atendimento, garantir a satisfação de clientes e identificar as habilidades básicas para poder atuar no mercado de trabalho.

“Destaca-se o atendimento. Prioridade no serviço além de servir bem, o atendimento é fundamental, sendo ele um dos fatores que impactam diretamente o turismo em nosso Estado. E por isso, tem um destaque na formação dos profissionais garçons e garçonetes”, comenta Higor, que é formado em Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Gastronomia, atualmente atuando como gastrônomo.

Bruno Medeiros, de apenas 18 anos, que já atua como gerente na Pizzaria Night Day, espera sair com uma visão ampliada após ter conhecimento do que está sendo abordado no curso. “Além de ser fundamental para sua entrada no mercado de trabalho e para exercer funções específicas, o seu nível de qualificação profissional é um diferencial. Ter uma qualificação é também estar atualizado sobre o mercado e preparado para diversas situações”, explica.

Para o estudante Leandro Silva, o curso se apresenta como uma oportunidade de colocação no mercado de trabalho. “O curso está sendo ótimo pois estou aprendendo bastante, tendo muitos conhecimentos na área de garçom que eu nunca imaginava que existia. E está sendo muito vantajoso porque vai agregar ainda mais em meu currículo e espero terminar o curso com mais portas abertas para o mercado de trabalho”, conclui.

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