Fechada devido a redução do número de alunos, a escola municipal de ensino fundamental “General Zacarias de Assunção”, localizada na comunidade Santa Luzia, região do lago Iripixi, em Oriximiná, oeste do Pará, poderá ser reativada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).
A reativação da escola foi pauta de reunião na última quarta-feira (8), entre o secretário municipal de Educação Jonaso Dias e moradores da Comunidade Santa Luzia.
Durante o encontro foi discutido sobre a redução no quantitativo de alunos, que resultou na desativação da unidade de ensino há aproximadamente cinco anos.
Já com o aumento da demanda, os comunitários procuraram o prefeito, o qual, determinou ao secretário da SEMED, para deliberar imediatamente as tratativas, quanto a reativação da escola.
Dentre as pautas discutidas no local, verificou-se a situação estrutural do prédio escolar, que encontra-se em BOM estado de conservação. Conforme o engenheiro da SEMED, a unidade poderá receber serviços de reparos e revitalização.
Por fim, a questão do transporte escolar dos alunos. Ficou acordado que haverá uma pessoa da própria comunidade, que ficará responsável pelas crianças no trajeto da embarcação, bem como, no translado via terrestre até as escolas, as quais os alunos estudam.
Uma outra escola que também está fechada e será reativada a pedido da comunidade Bom Jesus, que fica na região do Lago do Batata. O anúncio foi feito esta semana, após reunião entre lideranças comunitárias e o prefeito Willian Fonseca.
De acordo com o secretário de educação Jonaso Dias, a Semed está fazendo um diagnóstico dos vários prédios escolares que estão sem atividades, para que onde tiver número de alunos em quantidade suficiente, elas sejam reativadas.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte