Luciano Cuns
A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), após retomar os trabalhos no mês de junho deste ano, atingiu a marca de 24,19% dos serviços executados no canteiro de obras, para levar mais saúde pública e água tratada para a população da cidade de Oriximiná.
Após concluir a fase de mobilização dos serviços, trabalho de limpeza, chegada de maquinários e instalação do novo canteiro de obras, neste mês de outubro, o projeto já avança para uma nova etapa. “Estamos fazendo um trabalho de mobilização da área para executar a caixa de drenagem no local onde ficará a Estação de Tratamento de Água (ETA), outro passo importante para a evolução do trabalho concentra-se na demolição do piso para construir a canaleta da cabine de medição”, afirmou Marília Contente, engenheira responsável pelas obras.
A próxima etapa do projeto será a construção do reservatório elevado de 500 m3, redes e adutoras, além da conclusão da elevatória com a parte hidro mecânica dos barriletes. O projeto total da obra, que tem como principal foco reforçar o fornecimento de água aos moradores do município, contempla a construção da estrutura da captação no Rio Trombetas com três conjuntos moto bombas, implantação de adutora de água bruta em PEAD, estação de tratamento de água com capacidade para tratar 648 m³ por hora; construção de um reservatório apoiado com capacidade total de 1000 m³, casa de bombas, dois reservatórios elevados.
Também serão realizadas a reforma do reservatório apoiado e casa de bombas existentes com instalação de novas bombas, reforma do prédio da administração, 44 quilômetros de rede de distribuição, 4.512 ligações domiciliares com hidrômetro e sistema de automação. Já foi construído um reservatório elevado de 300m3.
A obra é um investimento de cerca R$ 42 milhões do Governo do Estado para beneficiar mais de 30 mil habitantes de Oriximiná. A previsão é que o novo sistema de abastecimento seja entregue no primeiro semestre de 2024.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte