Barco Hospital Papa Francisco leva serviços médicos às comunidades ribeirinhas de Monte Alegre

- -

Comunidades ribeirinhas do município de Monte Alegre foram contempladas com as ações da 54ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus. O projeto é uma ação realizada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Nesta 54ª expedição, foram realizados 6.465 atendimentos entre consultas clínicas, cirurgias, vacinação, exames e serviços odontológicos.

Os moradores das localidades foram beneficiados com 825 consultas médicas, assim distribuídas: 459 de clínica geral, 125 ginecológicos, 119 oftalmológicas e 61 de cirurgia geral. Além disso, foram realizadas 47 cirurgias de média e baixa complexidade, 37 internações cirúrgicas e clínicas. Os serviços também incluíram a aplicação da vacina contra covid-19, gripe e outras inclusas no calendário vacinal de crianças, resultando em 221 pessoas vacinadas. Treze médicos e dentistas voluntários dos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, São Paulo e Minas Gerais participaram da ação, que já conta com 27 profissionais em sua equipe fixa.

A expedição também conseguiu realizar 1.655 exames laboratoriais, 53 mamografias, 98 eletrocardiogramas, 236 exames oftalmológicos, 257 raios-X e 191 ultrassonografias. Em outra frente de trabalho, foram 631 atendimentos farmacêuticos, com distribuição de kits de medicações prescritas durante os atendimentos, assistência e orientações, além de 470 procedimentos odontológicos.

O frei Afonso Obici, coordenador das atividades do barco hospital, destacou que a ação  superou as expectativas da equipe, já que a comunidade procurou pelo atendimento oferecido. Para ele, participar do projeto é gratificante e desafiador ao mesmo tempo.

“Terminamos mais essa expedição com o sentimento de alegria por ter levado atendimento de saúde de qualidade à população ribeirinha. Em algumas localidades só conseguimos chegar mesmo em período de cheias, como no caso das comunidades da zona do lago, onde a comunidade de Calvário e região nunca tinham recebido um projeto desse porte. Foi muito importante, e é essencial”, destacou o religioso.

“Levar atendimento de saúde a uma população mais carente, em áreas consideradas com maior dificuldade, com acesso somente por embarcações é um dos nossos objetivos da expedição e do governo, que é alcançar todas as regiões dos 144 municípios”, frisou o secretário de saúde do estado Rômulo Rodovalho.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte