Chuvas causam estragos e prejuízos na Calha Norte

- -

No município de Monte Alegre ramais ficaram intrafegáveis nesta quarta-feira

As fortes chuvas que estão caindo sobre a sub-região da Calha Norte vem causando estragos em todos os município da região. Os municípios mais castigados pelas fortes chuvas é Alenquer, Monte Alegre e Prainha.

O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET, alerta para chuvas de 30 a 60 mm/h e rajadas de ventos que podem chegar a 60km/h para manhã desta quinta-feira, 31.

As chuvas que já vem castigando os municípios estão destruindo estradas, pontes e alagando ruas e comunidades inteiras. No município de Monte Alegre, há risco de desmoronamento em vários pontos da cidade, por conta dos morros estarem encharcados. Na zona rural do município, várias comunidades estão isoladas por conta da destruição de pontes, ramais e vicinais.

PA 257 está vários pontos prejudicados a trafegabilidade

De acordo com a Prefeitura de Prainha, as chuvas fortes têm causado inúmeros prejuízos aos moradores das áreas urbana e rural da cidade. Os bairros mais afetados Sebastião, Açaizal, São Benedito, São Pedro, Petrópolis e Paz têm passado por problemas em diversas ruas. Muitos moradores tiveram suas casas destruídas e danificadas. Pontes foram derrubadas e vias públicas alagadas, além de ramais e vicinais com o tráfego prejudicado.

Na margem direita do rio Amazonas, a PA 257 rodovia Translago, via de ligação entre Juruti a Santarém, está com vários pontos de atoleiros e crateras na pista.

 

Situação de Emergência

O prefeito de Monte Alegre, Matheus Almeida, já havia decretado Situação de Emergência por conta das chuvas que caíram em fevereiro, aguarda agora reconhecimento do Governo do Estado.

O Governador do Pará, Helder Barbalho, reconheceu a situação de emergência que passa o município de Prainha, por meio de decreto publicado na edição desta quarta-feira (30), do Diário Oficial do Estado (DOE).

O governador homologou o decreto no 003/2022-PMP/GP, de 18 de fevereiro de 2022, editado pelo prefeito de Prainha, Davi Xavier de Moraes, que declarou a situação de emergência, em razão das fortes e intensas chuvas no município.

A publicação destaca que compete ao governador do Estado homologar o ato, preservando o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas que se fizerem necessárias.

A situação de emergência será pelo prazo de 180 dias.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte