Bruno Magno
Estimular a criação de polos de comunicação comunitária nos municípios de Terra Santa e Oriximiná, na sub-região da Calha Norte, foi o objetivo das oficinas de Publicidade e Propaganda, e Produção Cultural e Audiovisual, realizadas pela Diretoria de Comunicação Popular e Comunitária da Secom/PA, entre os dias 21 e 24 deste mês.
“A Secom está atenta as demandas de todas as regiões do Pará, que por meio de políticas públicas em comunicação, procura fortalecer o conhecimento comunitário, promover o protagonismo, desenvolver polos de comunicação comunitária, tanto na região metropolitana quanto no interior. Hoje as oficinas atendem um público amplo e variável, que vai de comunidades quilombolas, indígenas, artesãos, produtores culturais, artistas, enfim, um público diversificado. Ensinamos conteúdos técnicos, possibilitando que artistas e produtores culturais aprimorem seu conhecimentos sobre o uso de redes sociais e divulguem seus trabalhos de forma mais eficaz, também elaborar projetos e montar portfólios , enfim captar recursos para valorização de seus trabalhos”, destaca Fábio Oliveira, diretor do DCPC.
Em Oriximiná, nos dias 21 e 22, vinte duas pessoas participaram do curso, entre servidores municipais, empreendedores locais e representantes de quilombos. Em Terra Santa, nos dias 23 e 24, vinte e sete pessoas estiveram envolvidas no treinamento, foram servidores municipais, empreendedores locais, membros de associações e entidade. Cinco participantes vieram de Faro, para assistir à oficina.
“Me surpreendi como o desenvolvimento do trabalho, em que tivemos pessoas e trajetórias bem diferentes. Me deparei com um conteúdo bem envolvente e gratificante. Isso vai trazer melhorar para o meu trabalho, fazer com que possa passar isso para os associados, para ressaltar a ele, sua importância dentro da associação. Isso me deixou surpresa como assunto e o tema, de forma leve, estou levando muitos conhecimentos na cabeça e no coração. Tenho que colocar em prática o que aprendi para melhorar o meu trabalho”, destacou Leila Trindade, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais de Faro, e participante da oficina em Terra Santa.
De acordo com o instrutor Ezequias Nascimento, o objetivo do curso nesses municípios foi compartilhar conhecimentos e experiências por meio de cursos de formação voltados à comunidade e estimular a criação de polos de comunicação comunitária. A ideia foi aplicar na prática os conhecimentos teóricos, de forma dinâmica, a fim de implementar os conceitos apresentados a suas rotinas de trabalho, estudo e lazer.
“Durante a oficina, eu conduzo dinâmicas que dão mais familiaridade aos participantes sobre os conceitos que estão por trás de uma boa comunicação, para que todos possam aplicar na sua comunicação interpessoal e profissional. Todo o processo de comunicação passa por uma boa compreensão do seu papel no mundo enquanto indivíduo. Quando um profissional encontra o seu propósito, ele passa a olhar mais para o seu entorno e passa se envolver com as questões que impactam a cultura. É por isso que eu acredito que a comunicação pode ser transformadora quando feita com propósito”, explica ele.
DCPC
O objetivo geral da Diretoria é criar polos de comunicação comunitária nas comunidades, por meio da realização de atividades formativas que viabilizem a produção de produtos midiáticos por parte da comunidade beneficiada. Posteriormente, a DCPC coordena e executa atividades de interação entre o Governo estadual e os produtos/veículos de comunicação popular e comunitária criados interna e externamente ao projeto desta Diretoria.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte