A Prefeitura de Monte Alegre, por meio da Secretaria de Obras e Defesa Civil Municipal está trabalhando diuturnamente, para atender as famílias atingidas pelas fortes chuvas que caíram na madrugada de ontem, quarta-feira (12) em Monte Alegre. A chuva prevista para ontem era de 15mm, no entanto caiu 105mm, ocasionando diversas destruições em vários pontos do município.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Leomar Araújo, o bairro mais atingido foi o Curintanfã, onde oito residências estão com alto risco de serem levadas pela enxurrada. No Curaxi aconteceu a destruição de uma residência, “uma casa foi bastante danificada, mas nós já tínhamos interditado cerca de 30 dias atrás, a família já havia saído para uma casa alugada em outro bairro”, disse Leomar ressaltando que atualmente a maior preocupação está no bairro do Curitanfã, visto que existe previsão para chuva acima de 40mm no próximo dia 19.
A forte chuva também causou alagamento em residências no Planalto e destruição de vias públicas no Pajuçara e Curaxi.
O prefeito em exercício Cabo Leonardo esteve pessoalmente visitando os bairros mais atingidos pelas enxurradas, e articulou em aumentar a quantidade de máquinas na área urbana para evitar mais estragos.
As máquinas da Prefeitura estão trabalhando hoje, quinta (13), nos bairros do Planalto e Pajuçara. No bairro do Curitanfã, as máquinas que podem fazer os trabalhos estão atualmente na zona rural. Cabo Leonardo se deslocou hoje pela manhã para a comunidade de Açaizal, zona rural do município onde existe um maquinário trabalhando no local. A previsão é que ainda hoje chegue uma máquina na cidade vinda do Açaizal para iniciar os trabalhos na voçoroca do Curitanfã.
PROGRAMA SUA CASA – Em 2021, a Defesa Civil Municipal juntamente com a Secretaria de Assistência Social – SETRINS, fez um trabalho de mapeamento das famílias que estão em área de risco no Curitanfã, e enviou para o Governo do Estado solicitando ajuda para essas famílias através do Programa Sua Casa. Esse programa já entrou em contato com a Cohab, as pendências documental de algumas famílias já foram providenciadas pelo Governo Municipal e, está agora aguardando o Governo do Estado vir entregar esse programa habitacional e retirar essas famílias que estão em alto risco no Curitanfã, assim como no Pajuçara.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte