Governo entrega da Nova Unidade da Adepará de Juruti e uma lancha para fiscalização

- -

Rosa Cardoso

O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou nesta sexta-feira, 13, a nova Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) no município de Juruti, no Baixo Amazonas.

Localizado próximo à orla da cidade, o imóvel de 240 metros quadrados foi totalmente reconstruído e adaptado às pessoas com deficiência, garantindo maior conforto ao produtor rural e proporcionando aos servidores estrutura de qualidade para o atendimento à população.

Nova estrutura da Adepará –  Cedido pelo governo estadual, o imóvel que agora abriga a Agência é o primeiro imóvel próprio da Adepará, que atende mais de 700 produtores cadastrados no município. Para as atividades dos servidores que atuam na unidade, o prédio foi equipado com internet em fibra óptica, computadores novos e sistemas de circuito de segurança. Com a entrega da Unidade, a Agência segue com a meta da atual gestão que é a reestruturação total de todas as unidades da Adepará em todo o Estado.

“É um projeto alinhado às diretrizes do governo estadual, na prioridade de uma administração eficiente no atendimento ao público e da racionalidade financeira, pois este imóvel é do patrimônio estadual. Então, a Agência recebeu e realizou toda reconstrução e adaptação para o funcionamento administrativo da defesa agropecuária neste município, que certamente gerará uma economia. Até o final do ano outras cinco unidades também serão imóveis próprios”, comemora Jamir Macedo, Diretor-Geral da Adepará.

Fiscalização – Além do imóvel, o governador também entregou uma lancha para o deslocamento das equipes de campo, resultando em maior eficácia das ações de vigilância, fiscalização e monitoramento agropecuário na região. Medindo 9 metros de comprimento e 2,3 metros de largura, o veículo é feito de alumínio naval e equipado com motor Mariner de 115 HP. Tem capacidade para 9 passageiros e 1 tripulante. Com mais essa embarcação, já são 14 lanchas entregues pelo governo à Adepará.

“As lanchas são fundamentais para o trabalho de campo que realizamos, como o monitoramento, o levantamento e a detecção de pragas como a monilíase, fungo que ataca o cacau. Então, essa lancha vai nos ajudar nessas atividades, que estamos fazendo em parceria com o Amazonas, fazendo com que tenhamos mais facilidade para chegar até as propriedades ribeirinhas, justamente nas áreas de produção de cacau de várzea”, explica o Agente Fiscal Agropecuário Celso Batista Pereira.

Agricultura familiar – Na comunidade São Pedro, onde foi construída a primeira casa de farinha mecanizada e sustentável do município, os agricultores familiares comemoram os projetos que fortalecem a cadeia produtiva da mandioca na região.

A presidente da cooperativa Ana Célia Lopes vive a expectativa de produzir farinha a partir dos novos cultivares de mandioca que foram plantados. “Nós somos 14 cooperados e futuramente vamos fornecer a farinha com selo artesanal para a merenda escolar e para outros municípios. Somos muito agradecidos, porque através da Adepará, nós conseguimos nosso selo de qualidade, temos nossas máquinas, tudo mecanizado na casa de farinha e podemos oferecer daqui um produto de boa qualidade para os nossos consumidores”, comemora a agricultora, que acrescentou. “A gente conta com o apoio dos agrônomos que vêm sempre aqui para nos visitar e nos capacitar para fazermos um produto bom para entregar aos nossos consumidores”.

Na pecuária, a atuação da Agência de Defesa promove a sanidade do rebanho em Juruti, com a prevenção e o controle de doenças. Hoje, o município de Juruti possui rebanho de 42 mil animais, a maioria bovinos. O produtor Jailson Canto, 52 anos, reconhece a importância da Agência às atividades que desenvolve na fazenda de 50 hectares, onde há 17 anos ele cria gado de corte.

Ainda em agenda no município, o chefe do Executivo estadual também fez a entrega de um trator para a região, oriundos de recursos de emenda parlamentar. “Isso fortalece a agricultura familiar, ajuda e colabora com a produção rural deste município”, disse Helder Barbalho.

Além disso, o governador também festejou a nota dos estudantes de Juruti no IDEB. “Queria dizer da minha felicidade de poder estar aqui. Queria mandar um abraço a todos os alunos, professores da escola, parabéns pela nota no IDEB”, saudou.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte