O Rio Amazonas atingiu a marca de 7,75 metros, segundo dados da Defesa Civil de Óbidos. Com o aumento do nível das águas, áreas próximas ao leito do rio e ao Lago Pauxis começaram a ser alagadas, afetando moradores e comerciantes da cidade.
Apesar da elevação, o nível atual ainda está abaixo dos picos históricos registrados em 2022 (8,36 m) e 2009 (8,56 m). No entanto, a subida das águas já provocou a interdição de vias próximas ao rio, incluindo trechos do Centro Comercial, nas imediações da Rua Siqueira Campos.
Alerta e monitoramento
A Defesa Civil emitiu um alerta de inundação assim que o rio ultrapassou a cota de 7,20 metros. A população foi orientada a acompanhar as atualizações e seguir as medidas preventivas indicadas pelas autoridades. O monitoramento contínuo está sendo realizado pela Prefeitura de Óbidos e pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), que divulgará novas informações conforme a situação evoluir.
Trânsito interditado
O avanço das águas levou ao bloqueio do tráfego de veículos em vias como a Rua Siqueira Campos, Marcos Rodrigues de Souza e Travessa Almirante Tamandaré, no Centro Comercial. Alguns trechos estão completamente alagados, e, por segurança, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), com apoio da Secretaria de Infraestrutura, determinou a interdição. Agentes permanecem no local para orientar pedestres e condutores.
A Defesa Civil reforça a importância de evitar áreas alagadas e seguir as recomendações oficiais para prevenir acidentes.
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte