Pesquisadores norte-americanos deram um passo importante no desenvolvimento de um anticoncepcional masculino não hormonal e reversível. Batizado de YCT-529, o novo composto já começou a ser testado em humanos e tem chamado atenção por sua alta eficácia e por não afetar os níveis de testosterona — o que preserva a libido e outras funções hormonais.
Nos testes laboratoriais com camundongos e primatas, o medicamento demonstrou 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Em macacos, os efeitos começaram a ser observados após duas semanas de uso. Nos ratos, o pico de eficácia ocorreu após quatro semanas. A reversibilidade também foi comprovada: a fertilidade dos camundongos voltou ao normal em seis semanas após a interrupção do tratamento; nos primatas, entre 10 e 15 semanas.
A fase 1 dos testes clínicos, que avalia a segurança do composto em humanos, já foi concluída com sucesso. Agora, o estudo avança para a fase 2, que envolverá um grupo maior de voluntários na Nova Zelândia. Os primeiros resultados devem ser divulgados ainda em 2025.
O desenvolvimento do YCT-529 é fruto de uma parceria entre as universidades de Minnesota e Columbia, com apoio da empresa YourChoice Therapeutics. Os dados dos testes em animais foram publicados em março deste ano na revista Communications Medicine, do grupo Nature.
Se os próximos testes confirmarem os resultados iniciais, o YCT-529 poderá representar uma mudança histórica no campo da contracepção, oferecendo aos homens uma opção segura, eficaz e temporária para o controle da fertilidade.
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte