Em visita ao município de Juruti nesta segunda-feira, 5, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, assinou a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras do Novo Centro Cultural Tribódromo. O espaço é um dos palcos mais emblemáticos da Amazônia, recebendo anualmente o Festival das Tribos Indígenas (Festribal), que celebra e preserva a cultura indígena local em grandiosos espetáculos.
Durante o evento, Hana destacou a relevância do Festribal, que ocorreu entre os dias 31 de julho e 3 de agosto e coroou a Tribo Munduruku como a grande campeã de 2024. “Que festa mais linda! Vi os vídeos diariamente da festa e vocês arrasaram, é o festival mais bonito do Brasil. Quero parabenizar a Tribo Munduruku por ter ganho, assim como a Tribo Muirapinima pela linda festa que foi feita. Vou pedir a Deus que me abençoe de estar aqui no ano que vem, fazendo esse festival lindo na casa nova”, disse a vice-governadora.
As obras do Tribódromo serão conduzidas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) e incluem uma série de melhorias e expansões. O projeto prevê a ampliação e modernização das tribunas de honra, a construção de 16 camarotes, salas multiuso, auditório, cabines para venda de ingressos e controle de acesso, além da criação de um terraço-jardim. Haverá também a instalação de oito rampas acessíveis, a ampliação da capacidade para cerca de 10 mil espectadores, urbanização do entorno com calçamentos e áreas verdes, e a modernização completa das instalações hidrossanitárias, elétricas e de combate a incêndio.
A reforma do Tribódromo é vista como um marco para a cultura local, prometendo elevar ainda mais o padrão do Festribal, que é a maior manifestação cultural do Pará e uma das maiores da Amazônia.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte