Filhote de onça parda resgatado em Monte Alegre é transferido para zoológico em Benevides

- -

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apoiou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Monte Alegre (Semma) no resgate de um filhote de onça parda fêmea, ocorrido no domingo (7). O animal, encontrado abandonado e com dificuldade de locomoção em Monte Alegre, foi entregue ao Centro Amazônico de Herpetologia, um zoológico localizado em Benevides, na Região Metropolitana de Belém.
A Semma de Monte Alegre acionou a Semas para o resgate e a destinação do felino a um local apropriado para cuidados. A operação foi realizada em parceria com o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e várias divisões da Semas, incluindo a Gerência de Fauna, Flora, Aquicultura e Pesca (Gefap/DLA), a Gerência de Fiscalização de Fauna e Recursos Pesqueiros (Gefau/Difisc), a Diretoria de Gestão Florestal e Agrossilvipastoril (Dgflor) e o Núcleo Regional de Santarém.
A força-tarefa teve início na quinta-feira em Monte Alegre e foi concluída no domingo, com o recebimento do animal no hangar do Graesp, em Belém, e sua destinação ao Centro de Herpetologia em Benevides. No sábado, a Secretaria de Meio Ambiente de Monte Alegre realizou o traslado do filhote por embarcação até Santarém, onde ele pernoitou sob os cuidados do Núcleo Regional da Semas. Segundo a gerente da Gefap, Talita Praxedes, “o animal apresentava quadro de desidratação e desnutrição e precisava urgentemente de cuidados.”
O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, acompanhou no domingo a chegada do filhote a Belém e seu traslado até Benevides. Ele destacou a importância da mobilização e da parceria entre as instituições para o sucesso da operação. “O êxito da ação de resgate, recebimento e destinação do animal é resultado de uma verdadeira força-tarefa entre a Semas, a Prefeitura de Monte Alegre, o Grupamento Aéreo de Segurança e o Centro de Herpetologia”, afirmou Bastos.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte