A Prefeitura de Oriximiná, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu na sexta-feira (14) o I Seminário de Apropriação dos Resultados. O evento, realizado no auditório da EMEF Professora Maria Queiroz, reuniu gestores, coordenadores educacionais e pedagógicos das escolas de ensino fundamental das áreas urbanas e rurais do município. O foco do seminário foram os dados do SAEB/2023, SISPae/2023 e o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.
O objetivo do seminário foi apresentar e discutir o desenvolvimento dos alunos das escolas municipais de ensino fundamental, tanto dos anos iniciais quanto dos finais. As avaliações externas aplicadas buscam aferir o desempenho educacional dos estudantes e permitir uma reflexão sobre as metodologias de monitoramento dos programas e projetos educacionais implementados. Durante o evento, foram debatidas as metodologias didáticas e pedagógicas adotadas nas escolas, destacando os avanços e os desafios enfrentados.
Conforme os dados apresentados, Oriximiná tem metas claras para aumentar o percentual de alunos alfabetizados: 34,5% em 2024, 41,32% em 2025, 48,47% em 2026 e 55,68% em 2027. Estes objetivos refletem o compromisso do governo municipal em melhorar continuamente a qualidade da educação oferecida.
A secretária municipal de Educação, Ivana Souza, ressaltou a importância das avaliações externas para o monitoramento do desempenho educacional das escolas. “As avaliações externas nos permitem identificar os pontos fortes e fracos da nossa rede de ensino, para que possamos tomar medidas para melhorar a qualidade da educação”, afirmou a secretária.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte