A Tarifa Social de Energia Elétrica, um benefício concedido pelo Governo Federal, está disponível para ajudar as famílias de baixa renda a reduzirem seus gastos com energia elétrica. Em Monte Alegre, mais de 9.650 famílias já se cadastraram para receber esse desconto, porém, cerca de 5.500 ainda podem ser beneficiadas.
O Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Pará, Gilliard Vaz, destaca que o processo para adquirir o benefício é acessível. As famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e ter uma renda per capita de meio salário mínimo. Para se inscrever no CadÚnico, é necessário que a renda total da família não ultrapasse meio salário mínimo por pessoa.
“Receber o benefício da Tarifa Social é um direito do consumidor. Basta comparecer a uma de nossas agências com o número de inscrição social, documentação pessoal e a conta de energia”, explica Gilliard Vaz.
É importante ressaltar que o Cadastro Único deve ser atualizado a cada dois anos para manter o cadastro ativo. A Tarifa Social oferece descontos que variam de 10% a 65% na conta de energia elétrica, de acordo com a faixa de consumo. Para consumos de até 30 quilowatts, o desconto pode chegar a 65%. Já para consumos entre 30 e 100 quilowatts, o desconto é de 40%, e para consumos entre 100 e 220 quilowatts, o desconto é de 10%.
Essa medida visa aliviar o peso das contas de energia para as famílias de baixa renda, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e maior equilíbrio financeiro.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte