Um barco pesqueiro, identificado como ‘Bruno Sávio’, originário do município de Prainha, foi apreendido na noite de sábado (13) no município de Abaetetuba, na Região de Integração Tocantins, com uma carga impressionante de 3,2 toneladas de drogas. A ação, parte da Operação “Guardião do Norte”, resultou na prisão em flagrante de quatro indivíduos.
Os presos foram identificados como Manoel Batista Pires Neto, Marcelo Kennedy Marques, Michel da Conceição da Silva e Antônio Francivaldo dos Santos, todos interceptados a bordo da embarcação. A origem da tripulação e do responsável pelo barco é a comunidade de Purus e Santa Maria do Uruará, em Prainha.
Durante a operação, as autoridades descobriram uma carga de entorpecentes escondida entre 3 toneladas de peixes salgados e congelados, marcando a maior apreensão de drogas na história das forças de segurança do Estado do Pará. O delegado-geral de Polícia Civil, Walter Resende, destacou a importância da atuação enérgica das forças de segurança contra o tráfico de drogas.
As investigações tiveram início após denúncias às autoridades competentes. Com o levantamento das informações, a operação foi montada de forma conjunta pelo Núcleo de Inteligência Policial, com apoio da Superintendência Regional do Baixo Tocantins, Núcleo de Apoio à Investigação (NAI Santarém), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) e Polícia Militar.
Segundo o delegado de Polícia do Interior, Hennison Jacob, a operação realizou uma varredura nas águas do Rio Tocantins, especialmente no Furo do Capim, área ribeirinha de Abaetetuba, contando com uma equipe integrada e especializada para alcançar o resultado positivo.
Os quatro suspeitos foram presos e autuados por crimes ambientais, tráfico de drogas e associação criminosa. Após os procedimentos necessários, todos foram colocados à disposição da Justiça. A droga apreendida foi encaminhada para perícia.
O superintendente Regional do Baixo Tocantins, Mhoab Kayan, ressaltou o apoio de órgãos municipais na destinação do material apreendido. “A embarcação utilizada no crime foi confiscada e entregue à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Município, como fiel depositário. O pescado apreendido foi inspecionado e distribuído à população carente de Abaetetuba, em colaboração com a Secretaria de Assistência Social”, concluiu o delegado.
Homenagem – O governador do Pará, Helder Barbalho, homenageou nesta segunda-feira, 15, vinte e três policiais, entre civis e militares, que atuaram diretamente na Operação “Guardião do Norte” que resultou na apreensão de 3,2 toneladas de drogas e na prisão de quatro pessoas na noite do último sábado, 13, no município de Abaetetuba.
A honraria foi entregue em mãos pelo chefe do Executivo Estadual, durante ato realizado no Palácio dos Despachos, em Belém.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte