Atenção Pecuaristas! Última campanha contra Febre Aftosa no Pará será de 1° a 30 de abril

- -

O Pará está se preparando para um marco significativo na saúde do seu rebanho bovino e bubalino. A Agência de Defesa Agropecuária (Adepará) anunciou que a última campanha de vacinação contra a febre aftosa acontecerá entre os dias 1° e 30 de abril. Esta campanha marca o último passo antes da retirada da vacinação obrigatória, prevista para o próximo mês de maio.

Com o segundo maior rebanho do país, totalizando cerca de 26 milhões de animais, o Pará tem uma responsabilidade crucial na erradicação da febre aftosa. A imunização é obrigatória para todos os bovinos e bubalinos, independentemente da idade.

A Adepará está empenhada em atingir uma taxa de 100% de rebanho imunizado. Os produtores têm até o dia 15 de maio para comprovar a vacinação, comparecendo a uma unidade da Adepará em seus respectivos municípios.

O diretor geral da Adepará, Jamir Macedo, enfatizou que esta campanha representa o último passo para que o Pará alcance o status sanitário desejado de zona livre da febre aftosa sem vacinação. Ele ressaltou o intenso trabalho realizado pela defesa animal para alcançar esse objetivo.

Além dos benefícios para a saúde do rebanho, a retirada da vacinação também trará vantagens econômicas. “Esta é a última campanha e isso irá reduzir os custos com a vacinação do produtor rural, e também vai possibilitar a abertura de novos mercados que são mais exigentes, proporcionando a geração de mais empregos e de renda para a produção pecuária local”, destacou o diretor Jamir Macedo.

Durante essa campanha final, os fiscais estaduais agropecuários da Adepará, juntamente com equipes de agentes fiscais e auxiliares de campo, realizarão ações de orientação em todo o Pará, trabalhando em estreita colaboração com os produtores, sindicatos e outros parceiros do setor pecuário.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte