Base naval fluvial Candiru em Óbidos está com 80% concluída, investimento de R$ 8,2 milhões

- -
Genival Cardoso

Os serviços na estrutura da segunda Base Integrada Fluvial “Candiru”, a ser instalada no município de Óbidos, Oeste do Pará, já alcançaram 80% de conclusão. O investimento superior a 8,2 milhões de reais, realizados pela Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), visa fortalecer as ações de segurança e fiscalização na malha fluvial do estado.

O governador Helder Barbalho ressaltou a importância do investimento, destacando que a base será fundamental para garantir a presença dos órgãos de segurança em regiões distantes. Ele enfatizou o sucesso da Base Fluvial em Antônio Lemos, no Marajó, e a necessidade de expandir essas iniciativas para áreas estratégicas como Óbidos, na fronteira com o Amazonas, um corredor de tráfico e crimes ambientais.

Com previsão de inauguração para o final deste semestre, a Base Fluvial Candiru será um reforço significativo para as operações de segurança pública no estado. Integrada e contínua, a base ampliará a fiscalização dos órgãos de segurança em uma área estratégica para o enfrentamento da criminalidade.

A visita do governador Helder Barbalho às obras da base, juntamente com a equipe de gestores da Segurança Pública, evidencia o compromisso do governo com esse projeto. Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o sucesso do projeto da Base Fluvial tornou-se referência nacional, sendo ampliado para atender outras regiões do Pará, como o Baixo Amazonas.

As obras estão sendo realizadas em duas frentes de serviço. Em Belém, está em andamento a construção naval da base, incluindo o flutuante principal e intermediário, além das passarelas articuladas para acesso. Em Óbidos, a fundação da área fluvial está em curso, juntamente com a construção do entorno da base, que inclui um terminal de acesso terrestre.

Após a inauguração, as ações de segurança e fiscalização serão desempenhadas de forma integrada por agentes da Segup, Grupamento Fluvial, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, além dos órgãos de fiscalização como a Secretaria de Estado da Fazenda e Adepará.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte