Projeto ‘Conecta 60+’ capacita pessoas da melhor idade a utilizar ferramentas da internet

- -
Rafael Duarte

Os avanços na ciência e na medicina trocaram a imagem que a cultura pop tem sobre ser idoso. O aumento da perspectiva de vida e o maior acesso à informação e a serviços básicos de saúde têm mudado o comportamento e o modo como o público acima de 60 anos tem interagido com os avanços tecnológicos. Estudos comprovam que dar acesso ao idoso às tecnologias digitais diminui o sentimento de exclusão social, ao passo que dá a ele mais autonomia e confiança para navegar num mundo dominado pelas mídias eletrônicas.

Com o intuito de trazer este público para mais perto da sociedade, a Ufopa Campus Juruti desenvolveu o projeto Conecta 60+, que tem o objetivo geral de capacitar o participante a utilizar as ferramentas básicas oferecidas pelo Word, Excel e Power Point, e aumentar o domínio dos senhores e senhoras sobre os conhecimentos práticos de internet.

Para a participante e professora aposentada Rosilei Pereira “…o que chamou mais a atenção foi a iniciativa do projeto, que vai capacitar, ensinar e proporcionar às pessoas que não têm possibilidade de aprender a mexer no computador; é uma grande oportunidade!”.

“Quando a minha nora compartilhou comigo, eu disse ‘vou fazer a minha inscrição’ porque eu não posso perder essa oportunidade, pois eu vejo como uma necessidade. Eu me sinto privilegiada de, nessa idade, com 70 anos, poder fazer um curso desse”, disse a senhora Diana Rezende

O projeto teve início no dia 27 de setembro, contou com a presença de 17 participantes em sua aula inaugural e terá a duração de dois meses, sendo conduzido no laboratório de informática da instituição pelos acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia de Minas, sob a coordenação das Professoras Doutoras Celeste Rossi e Dayse Drielly Santana Vieira e pelo Técnico em Tecnologia da Informação Edinaldo Bastos.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte