Equipe de Técnicos da 4ª Regional de Defesa Civil – REDEC avaliaram, nesta terça-feira 10, juntamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Oriximiná, levantamento de áreas afetas pela estiagem em áreas ribeirinhas do município. O objetivo é trabalhar juntos na elaboração de um parecer para a declaração de situação de emergência no nível 2, visando obter recursos de ajuda humanitária do Governo Estadual e Federal.
A pé os militares da Defesa Civil percorreram vários pontos da região do Lago Caipuru, Iripixi e outras localidades da região de rios. Durante o trajeto, eles viram os resultados de período sem chuva. A paisagem completamente seca e o gado tem pouco alimento para matar a fome.
Conforme dados da Defesa Civil de Oriximiná, até o momento estão sendo impactadas 4.602 famílias, o que representa 23.010 pessoas. Em torno de 20 comunidades já estão sendo assistidas pelo governo municipal com tubulações, caixas d’água, bombas, perfurações de poços e estruturas de microssistema para o abastecimento das famílias que sofrem com a falta de água.
Um trabalho realizado entre secretarias de governo as ações de contenção, recuperação das áreas e auxílios às famílias atingidas estão sendo realizadas de acordo com deliberação do Comitê de Crise. A Defesa Civil segue monitorando as áreas impactas pela estiagem.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte