Alenquer, Curuá e Oriximiná recebem novos Pontos de Inclusão Digital do projeto ‘Justiça sem Fronteira’

- -

Uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) está transformando a paisagem digital nos municípios da Calha Norte do estado. Desde segunda-feira (25), Alenquer, Curuá e Oriximiná passaram a contar com Pontos de Inclusão Digital (PID) através do projeto ‘Justiça sem Fronteira’. Esta expansão faz parte do esforço contínuo para levar a justiça para regiões mais remotas e garantir o acesso a atos processuais e informações sobre processos.

O projeto, que já estabeleceu 15 Pontos de Inclusão Digital em todo o estado, visa criar ambientes acessíveis e humanizados. Esses pontos fornecem à população local, especialmente em áreas onde não existem fóruns, melhores condições para participar de atos processuais e obter informações relacionadas aos seus processos judiciais.

As cerimônias de ativação dos terminais digitais contaram com a presença do Desembargador Leonardo de Noronha Tavares, do Juiz Auxiliar da Presidência Silvio Maria, da Juíza Ana Luchy, auxiliar dos Juizados Especiais, do Juiz de Alenquer Vilmar Durval e do diretor do fórum da Comarca de Santarém, Gabriel Veloso de Araújo.

Em Alenquer, a instalação da 16ª sala do Projeto Justiça sem Fronteiras ocorreu na escola de ensino infantil e fundamental Frei Guido, no distrito de Camburão. Curuá recebeu o 17º PID na rua 3 de dezembro, bairro Santa Terezinha, enquanto em Oriximiná, o 18º PID foi instalado no distrito de Porto Trombetas. O 19º PID funcionará no distrito de Cachoeira Porteira, marcando uma nova fase do projeto.

O Judiciário paraense, em parceria com as prefeituras municipais, visa facilitar o acesso aos serviços judiciais para comunidades distantes dos Fóruns de suas Comarcas. Considerando os vastos territórios do Pará, com 1.245.870,704 km², 144 municípios e cerca de 9 milhões de habitantes, a instalação desses Pontos de Inclusão Digital representa um avanço significativo na busca pela democratização e agilidade no acesso à Justiça.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte