Matheus Rocha
Almeirim, na região do Baixo Amazonas, agora tem um novo cartão postal. O novo Espaço Gastronômico e Centro Cultural, entregue por meio da parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura local, tem mudado para melhor a vida da população do município.
Localizado às margens do Rio Amazonas, o novo complexo turístico tem atraído visitantes de todas as idades. A esteticista Uandrea Matos aproveitou o dia de folga e levou o filho Pedro para conhecer o espaço. “É a primeira vez que venho aqui. Antes era um local bastante decadente. Agora, com essa construção ficou muito bonito mesmo. Um espaço para as crianças, que não tinha antes. Eu gostei muito.” declarou.
Odvan Costa é morador de uma comunidade vizinha ao município de Almeirim, de passagem pela cidade, ele também aproveitou para conhecer o novo cartão postal do município. “Ficou muito legal mesmo. Eu já visitei a cidade outras vezes e antes não tinha um espaço como esse. Agora tem um ponto turístico pra quem visita Almeirim”, pontuou.
A prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva Bezerra de Carvalho (Lúcia do Líder), destacou a parceria com o Governo, considerada por ela como fundamental para o município. “Sempre somos bem acolhidos pelo governador, que tem um olhar especial por todos os municípios do Pará e está sempre com as portas abertas para atender o município de Almeirim. Como moradora e gestora, estou muito feliz, assim como a população. Almeirim merecia esse espaço. É uma obra que fez uma diferença muito grande na nossa orla. As pessoas que passam por aqui estão vendo algo novo, algo bonito para receber, além da população, os nossos visitantes”, destacou a gestora municipal.
Estrutura – Com um investimento de aproximadamente R$ 2,7 milhões, o espaço, anexo ao Terminal Hidroviário de Almeirim, foi adequado para promover atividades artísticas e culturais, bem como fomentar o turismo na Região do Baixo Amazonas. Em uma área de mais de dois mil metros quadrados, o espaço dispõe de uma estrutura moderna e segura, com áreas de paisagismo, playground, espaço gastronômico, casa da cultura, monumento de contemplação e áreas integradas com a natureza e com vista para o rio.
O setor gastronômico do complexo conta com uma praça de alimentação, com restaurantes e lanchonetes. Já o centro cultural é composto por salão de eventos. Todo o espaço é equipado com banheiros para Pessoas com Deficiência (PCD’s) e estacionamento, além de vagas exclusivas para taxistas e mototaxistas.
A comerciante Fernanda Fonseca foi selecionada para atuar em um dos quiosques de venda de produtos culinários no espaço. Ela afirma que as obras do novo complexo mudaram a sua realidade de vida. “Eu trabalho há 3 anos aqui nesse espaço. Antes era bem abandonado e a movimentação era muito fraca. Não tinha nada praticamente. Agora, com esse espaço, melhorou muito as nossas vendas. O espaço está muito bonito. Eu só tenho que agradecer ao Governo”, comemorou a comerciante.
Secretário de Obras Públicas, Ruy Cabral ressaltou que a parceria com as gestões municipais visa promover o bem-estar da população. “O Governo do Pará tem buscado fortalecer espaços que promovam o bem-estar e fomentem a cultura e o turismo dos nossos municípios. Esta obra é mais um importante equipamento público que valoriza o cidadão, com um espaço de lazer e contemplação, integrado à natureza para que moradores e turistas possam conhecer um pouco mais deste município e desta região tão rica”, concluiu o gestor.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte