Programa Saúde na Escola leva palestras sobre prevenção da gravidez na adolescência em Juruti

- -

No intuito de conscientizar os jovens sobre a importância da prevenção da gravidez na adolescência, a Secretaria Municipal da Saúde, em colaboração com a Secretaria da Educação, promoveu uma série de palestras socioeducativas nos dias 24 e 25 de agosto. O foco das atividades foram as Escolas Sebastião Marialva, da Comunidade Terra Preta do Salé, e Mario Francisco, da Comunidade Urucurana, no município de Juruti.

Com o objetivo de proporcionar informações valiosas aos estudantes, as palestras foram ministradas por uma equipe multiprofissional da saúde, especializada na abordagem de questões relacionadas à adolescência e saúde sexual. O evento buscou conscientizar os adolescentes sobre os riscos e consequências associados à gravidez precoce, incluindo a possível evasão escolar e ameaças à saúde tanto das mães jovens quanto dos bebês.

Um dos enfoques centrais das palestras foi a apresentação de métodos contraceptivos disponíveis para os adolescentes, visando equipá-los com o conhecimento necessário para fazer escolhas informadas sobre sua saúde sexual e reprodutiva. A oportunidade de aprendizado também permitiu que os alunos pudessem tirar dúvidas e desfazer mitos que frequentemente cercam o tema da prevenção da gravidez.

O diálogo sobre gravidez na adolescência é de suma importância, considerando as implicações de longo alcance que pode ter na vida dos jovens e suas famílias. Através dessas palestras, a Secretaria Municipal da Saúde e a Secretaria da Educação demonstraram um comprometimento real com a educação e o bem-estar dos estudantes, oferecendo informações cruciais que podem impactar positivamente suas escolhas e futuros.

O evento reforça a relevância da parceria entre setores, unindo esforços do sistema de saúde e do sistema educacional para abordar temas sensíveis e cruciais de maneira abrangente. Ao capacitar os jovens com conhecimento, as autoridades locais buscam promover uma juventude informada e responsável, que possa tomar decisões conscientes e saudáveis em relação à sua sexualidade.

Essa iniciativa representa mais um passo em direção à construção de uma comunidade educada, empoderada e bem informada, preparando as futuras gerações para enfrentar os desafios da vida de maneira segura e consciente. O Programa Saúde na Escola em Juruti se firma como um canal valioso para a disseminação de informações essenciais que podem fazer toda a diferença na vida dos adolescentes e da sociedade como um todo.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte