Érique Figueirêdo
Um dos eventos comemorativos mais tradicionais por ocasião do aniversário de Óbidos, a disputa entre bandas e fanfarras, será retomado pela Prefeitura Municipal em 2023, foi o anúncio feito pelo prefeito Jaime Silva em publicação nas redes sociais na tarde de ontem quinta-feira (24).
Após reunião com o secretário de Cultura e Turismo, Luiz Carlos Queiroz, e representantes de outras secretarias municipais, Jaime definiu um novo formato da disputa que, a partir desse ano, passa a ser Festival Intermunicipal de Bandas e Fanfarras.
“Acabamos de ter uma reunião aqui com o nosso secretariado para definirmos a questão da Semana da Pátria, do aniversário de Óbidos, e dentro dessa discussão nós conversamos a respeito das bandas e fanfarras, e decidimos aqui que nós vamos retornar, até porque no ano passado não teve esse evento e nós estamos retornando agora, com o compromisso de fazer o festival. Então, nós vamos criar o primeiro Festival Intermunicipal de Bandas e Fanfarras. A gente aproveita esse momento aqui, não só pra agradecer pela paciência e pela compreensão da população, principalmente dos nossos jovens, mas também para reafirmar o nosso compromisso, que assumimos lá atrás, de termos essa atividade aqui no município, que abrilhanta ainda mais os eventos aqui que a gente tem feito pela prefeitura”, anunciou Jaime em vídeo publicado nas redes sociais.
O Festival será coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcut), que nas próximas semanas confirmará a data do evento, prevista para 14 de outubro, e as regras, por meio de publicação de um edital, que além de determinar as condições para participação, informará a premiação dada aos vencedores.
Pela primeira vez em Óbidos, haverá concorrência na categoria banda musical, além de fanfarra com melodia e banda de percussão (fanfarra simples).
O antigo concurso de bandas e fanfarras, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), não é realizado desde 2018. Nos dois primeiros anos da atual gestão as dificuldades para dar suporte às fanfarras locais, impediram a realização do evento.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte