Projeto de telemedicina implanta ponto de acesso às consultas especializadas em Monte Alegre

- -

Genival Cardoso

O município de Monte Alegre, Oeste do Pará, recebeu a implantação do projeto “Assistência Médica Especializada na Região Norte do Brasil, por meio da Telemedicina”, desenvolvido pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira do Hospital Albert Einstein (SBIBHAE). Essa iniciativa está alinhada com as diretrizes do Ministério da Saúde para a expansão da telessaúde, visando aprimorar a rede de serviços de saúde, especialmente na Atenção Primária de Saúde (APS), fortalecendo as Redes de Atenção à Saúde (RAS) do SUS.

As consultas acontecem na Unidade de Saúde do Planalto, onde profissionais de saúde locais realizam acompanhamento médico em conjunto com especialistas da SBIBHAE, por meio do Projeto Proadi-Sus. O foco das atividades são as teleconsultorias eletivas, previamente agendadas, nas áreas de endocrinologia, neurologia, neurologia pediátrica, pneumologia, cardiologia, psiquiatria e reumatologia.

Esse projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade dos cuidados médicos, a satisfação dos usuários e reduzir o número de transferências desnecessárias de pacientes para atendimento em Santarém. Com isso, espera-se também reduzir os custos relacionados à atenção à saúde da população local, além de diminuir o tempo de espera, promovendo melhorias na saúde geral da comunidade.

A enfermeira Gláudia Valena destaca os benefícios desse programa de telemedicina especializada para a população de Monte Alegre: “Agora, os montealegrenses têm acesso a sete especialidades médicas, o que facilita bastante, pois tínhamos que encaminhar muitos pacientes para o hospital regional do Baixo Amazonas. Agora, o atendimento pode ser realizado aqui mesmo no município, evitando deslocamentos, gastos com transporte e alimentação, mesmo quando o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) era disponibilizado, sabemos que sempre havia um desgaste físico”.

O processo de atendimento da telemedicina especializada em Monte Alegre segue os mesmos trâmites dos demais tratamentos fora de domicílio. O paciente deve procurar uma unidade de saúde local, onde será atendido por um clínico geral. Caso seja necessário o encaminhamento para um especialista, o paciente será direcionado ao TFD. O agendamento será realizado conforme a disponibilidade dos especialistas em telemedicina. Dessa forma, o paciente não precisa viajar para Santarém ou Belém, basta dirigir-se à Unidade de Saúde do Planalto, onde a telemedicina especializada está disponível, permitindo que recebam atendimento médico no próprio município e tenham a possibilidade de retorno.

Durante a consulta com o especialista, um médico local acompanhará o atendimento, contribuindo com informações adicionais sobre o histórico do paciente. É essencial que o paciente chegue com antecedência, passando por uma triagem na unidade de saúde, assim como ocorre em um atendimento convencional. O médico local precisa ter uma conversa prévia com o paciente, a fim de compreender melhor o estado de saúde do mesmo e transmitir essas informações ao especialista que realizará a consulta por telemedicina.

Com a implementação desse projeto de telemedicina em Monte Alegre, espera-se um avanço significativo na qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população, garantindo um atendimento mais acessível, eficiente e personalizado.

Na sub-região da Calha Norte paraense, já oferecem atendimento com pontos de telemedicina nos municípios de Almeirim (na cidade e outro ponto em Monte Dourado), Juruti, Óbidos e Prainha.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte