A Alcoa, em parceria com o Grupo +Unidos, está investindo R$ 10 milhões no projeto Rede Amazônia + Conectada, com o objetivo de levar acesso à internet para aproximadamente 3 mil pessoas que vivem em áreas remotas do município de Juruti, Oeste do Pará. A iniciativa, lançada na semana passada em São Paulo, conta também com o apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento (USAID).
A Alcoa, que atua como articuladora local, aplicando um modelo de mineração de bauxita de baixo impacto, se junta a outros parceiros, como Microsoft, Qualcomm e Instituto Juruti Sustentável (IJUS), para implementar o projeto, que terá duração de dois anos. Será criada uma estrutura para a instalação de uma rede de fibra ótica que oferecerá conexão rápida e estável para a comunidade.
Além do acesso à internet, os beneficiados também receberão cursos de capacitação voltados para a inserção no mercado de trabalho, com foco em educação e empregabilidade. A seleção dos moradores que receberão os 750 computadores conectados será realizada pelo IJUS, que faz parte do tripé Juruti Sustentável, criado em 2007 durante a etapa de projeto da operação da Alcoa no município. A escolha dos participantes será baseada em critérios de inclusão e geração de renda.
Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil, ressaltou que o projeto está alinhado ao propósito da empresa de promover o desenvolvimento econômico e a emancipação social. Carvalheira destacou que a Alcoa busca agregar valor no longo prazo, assim como faz em outras regiões do Brasil e em países como a Austrália.
A mina de Juruti, fundada em 2009 no oeste do estado do Pará, na Floresta Amazônica, possui uma reserva potencial de bauxita de 700 milhões de toneladas métricas. A Alcoa, além de suas atividades de mineração, promove voluntariamente ações sociais para fortalecer a infraestrutura, a mão de obra e os negócios locais. A empresa já investiu cerca de R$ 74 milhões em iniciativas relacionadas à saúde, educação, segurança pública e assistência social, tanto em áreas urbanas quanto rurais.
Com o projeto Rede Amazônia + Conectada, a Alcoa reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a inclusão digital, proporcionando oportunidades para as comunidades que vivem em regiões remotas do Pará.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte