Caso de tétano em Juruti coloca em alerta a Vigilância Epidemiológica e a importância da vacinação

- -

Um recente caso de tétano acidental registrado em Juruti trouxe à tona a importância da vacinação completa tanto para adultos quanto para crianças. A Secretaria Municipal de Saúde de Juruti (SEMSA), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE), ressalta a necessidade de seguir o esquema vacinal recomendado.

O alerta surge após o diagnóstico de um caso de tétano acidental em um morador do município, do sexo masculino. Segundo relatos do paciente, cerca de 30 dias antes ele havia se machucado no joelho direito ao entrar em contato com uma barra de ferro, resultando em escoriações e um pequeno sangramento. O paciente procurou atendimento no Hospital Nove de Abril, apresentando contratura muscular, espasmos, fotofobia, cefaleia com náuseas e dificuldades para abrir a boca. Ele ficou internado por dois dias e foi posteriormente transferido para a Unimed de Santarém, onde permaneceu internado por mais seis dias. Após apresentar melhora no quadro clínico, recebeu alta e segue em acompanhamento pela equipe de saúde da unidade onde é atendido.

É fundamental que, em caso de acidentes de qualquer natureza, como cortes provocados por prego, latas velhas, arame ou vidros contaminados, tanto superficiais quanto profundos, a pessoa busque a unidade de saúde mais próxima portando o cartão de vacina. Dessa forma, poderão ser iniciadas medidas de controle o mais rápido possível, evitando a evolução e agravamento do quadro.

A DOENÇA

O tétano acidental é uma doença infecciosa, não contagiosa e aguda, caracterizada por um curso rápido, que pode levar à recuperação ou à morte em menos de três meses. É causada pela ação de exotoxinas produzidas pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada em diversas fontes da natureza, como pele, fezes, terra, galhos, arbustos, águas contaminadas e poeira das ruas, além do trato intestinal de animais. A bactéria provoca um estado de hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, e os sintomas clínicos mais comuns são febre baixa e espasmos. Geralmente, o paciente se mantém consciente e lúcido.

SINTOMAS E VACINAÇÃO

Os sintomas mais frequentes do tétano incluem dificuldade para abrir a boca e engolir alimentos, riso sardônico (contração excessiva dos músculos faciais), rigidez abdominal, contração dos músculos paravertebrais (opistótono), rigidez na região cervical (nuca) e nos membros. Vale ressaltar que esses sintomas podem ocorrer independentemente da situação vacinal, histórico prévio de tétano ou presença de ferimentos na pele ou mucosas.

A melhor forma de prevenção do tétano é por meio da vacinação. O Ministério da Saúde recomenda o seguinte esquema vacinal básico: três doses da vacina pentavalente aos 2, 4 e 6 meses de idade; dois reforços com a vacina DTP aos 15 meses e aos 4 anos de idade; e, para adultos, um reforço a cada 10 anos com a vacina dupla adulto (dT). No caso de gestantes, é indicada a aplicação de uma dose da vacina dTpa em cada gestação, a partir da 20ª semana.

A SEMSA disponibiliza em todas as 8 Unidades de Saúde da Família do município, sendo 5 na zona urbana e 3 na zona rural, um estoque completo das vacinas necessárias para o controle imunológico da população de Juruti.

A vacinação completa é essencial para proteger a população contra doenças graves como o tétano. Portanto, é fundamental que cada indivíduo verifique seu cartão de vacinação e busque as unidades de saúde para receber as doses necessárias. A prevenção é a melhor forma de garantir a saúde e o bem-estar de todos.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte