Oriximiná terá novo hospital de média complexidade regional

- -

O município de Oriximiná, localizado no Oeste do Pará, receberá em breve um hospital de média complexidade regional, conforme confirmado pelo secretário de saúde do Estado em anúncio feito ontem segunda-feira, 12. O prefeito Delegado Fonseca revelou à imprensa que solicitou duas vezes ao governador Helder a transformação do Hospital Menino Jesus, cujas obras estão em andamento, em um hospital regional. Essa medida se faz necessária devido à grande demanda de pacientes provenientes de municípios vizinhos que acabam sendo encaminhados para Oriximiná, aumentando consideravelmente os gastos públicos, que já alcançam a cifra de dois milhões de reais mensais.

“Ficamos muito satisfeitos com o governo estadual assumindo a gestão do hospital, pois isso nos permitirá direcionar mais recursos para a atenção básica, que é uma das principais responsabilidades municipais. Reforçaremos, assim, as ações nas Unidades Básicas de Saúde. Agradecemos ao governador Helder por atender ao nosso pleito”, declarou Fonseca, ressaltando também a gratidão do povo de Oriximiná e da região da Calha Norte.

O Hospital Municipal de Oriximiná já recebe pacientes de outros municípios, como Óbidos, Terra Santa, Curuá e Faro.

As obras do Hospital Menino Jesus estão em estágio avançado, com mais de 50% dos serviços já executados. O projeto é coordenado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), e teve início aproximadamente há 10 meses.

O hospital está sendo construído em uma área com mais de 5 mil metros quadrados, divididos em nove pavilhões que abrigarão serviços de urgência e emergência, além de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A unidade contará com salas de internação, ambulatório, apoio ao diagnóstico, terapia, bloco cirúrgico, laboratório, suporte administrativo com serviços clínicos e de enfermagem, além de apoio técnico e logístico, e área para higiene. O Centro Médico terá 15 leitos de internação, sendo três em cada enfermaria, um de isolamento, nove na UTI e dois nas salas de cirurgia.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte