Professora quilombola de Oriximiná é selecionada para estágio na ONU em Genebra

- -

Juliene Pereira dos Santos representará o Brasil em programa inédito para países de língua portuguesa

Juliene Pereira dos Santos, professora de sociologia no Colégio Almir Gabriel, localizado em Oriximiná, e de origem quilombola, foi uma das 10 pessoas selecionadas em todo o Brasil para representar o país em um estágio na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

Segundo Juliene, esta é a primeira vez que a ONU oferece um estágio para países de língua portuguesa. Ao todo, serão 30 bolsistas de todos os países falantes da língua portuguesa, sendo 10 do Brasil.

“A seleção aconteceu desde março e finalmente, no mês de maio, recebi o resultado final, após passar por uma fase escrita e outra de entrevista com os membros da ONU no Brasil e em Genebra”, revelou Juliene.

O estágio será dividido em duas fases. A primeira fase ocorrerá no Brasil, em Brasília, e consistirá em uma preparação teórica em parceria com o Ministério Público Federal. A segunda fase terá a duração de quatro semanas e acontecerá em Genebra, onde os participantes terão a oportunidade de acompanhar sessões sobre direitos humanos e perícias em Direitos Humanos da ONU.

“A ideia é que todo o conhecimento que iremos adquirir ao longo da formação e do estágio seja disseminado quando retornarmos ao Brasil, focando especialmente nos direitos humanos e, sobretudo, nos direitos dos povos indígenas e quilombolas, que têm seus direitos violados diariamente”, afirmou Juliene.

Essa conquista de Juliene destaca não apenas seu mérito pessoal, mas também a importância de ampliar a representatividade de pessoas de origem quilombola em espaços internacionais. Ao participar deste estágio na ONU, Juliene terá a oportunidade de contribuir para o fortalecimento dos direitos humanos e a defesa dos direitos das comunidades indígenas e quilombolas, levando consigo o conhecimento adquirido e trabalhando pela igualdade e justiça social em seu país.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte