Genival Cardoso
Em um trabalho minucioso e de grande importância, arqueólogos da Inside Amazônia, contratados pela construtora ETEC, estão resgatando e estudando vestígios históricos encontrados em sítios arqueológicos às margens da rodovia estadual PA-423, em Monte Alegre, no oeste do Pará. A descoberta dos sítios ocorreu durante as obras de pavimentação asfáltica da estrada, que começaram em novembro de 2020.
O arqueólogo Wagner Veiga, fundador da Inside Amazônia, relatou que foram identificados sete sítios arqueológicos na área de abrangência da PA-423. A escavação revelou materiais arqueológicos de grande valor, como gargalos cerâmicos, apliques homófonos e até mesmo um antigo cachimbo. Esses artefatos podem fornecer novos dados sobre a ocupação da Amazônia e até mesmo da América do Sul.
“Essa região fica entre duas grandes tradições arqueológicas, a Tapajônica e a Conduri. Os povos que habitavam Monte Alegre tinham muita influência dessas duas tradições”, afirmou Veiga. O local dos sítios arqueológicos é estrategicamente localizado nas margens de córregos e pequenos igarapés, onde esses povos costumavam se assentar.
No entanto, a construção da estrada representa um desafio para os arqueólogos, uma vez que a intervenção humana pode causar danos irreversíveis aos sítios. Diante dessa situação, os pesquisadores estão realizando um trabalho de salvamento arqueológico, visando registrar e preservar os vestígios antes que sejam perdidos para sempre.
Wagner Veiga tem enfatizado a importância da preservação do patrimônio arqueológico na região de Monte Alegre e defende um esforço conjunto entre instituições governamentais, empresas de construção e equipes de arqueologia para minimizar o impacto da obra na riqueza histórica local.
Os arqueólogos Maicon Batista e Tainá Neres, membros da equipe da Inside Amazônia, destacaram a riqueza de cerâmicas encontradas nos sítios arqueológicos e ressaltaram a importância de preservar o contexto histórico presente nesses artefatos. À medida que as escavações avançam, novas peças estão sendo descobertas, enriquecendo ainda mais o panorama do passado da região.
Além das escavações e pesquisas, a Inside Amazônia também está engajada em compartilhar os resultados e promover a conscientização sobre a importância da preservação do patrimônio cultural. Através de palestras, exposições e atividades educacionais, eles buscam envolver a população local e despertar o interesse das novas gerações, garantindo que o legado arqueológico da região seja valorizado e protegido.
A obra de pavimentação asfáltica da rodovia estadual PA-423, tem como objetivo asfaltar 40 quilômetros de estrada, desde a cidade de Monte Alegre até a vila do Limão. Enquanto as máquinas avançam, os arqueólogos continuam seu trabalho de resgate e preservação, desvendando os segredos da história humana na Amazônia e contribuindo para o conhecimento da ocupação da região ao longo dos séculos.
Copyright © 2025. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte