Cerca de 200 mil famílias de baixa renda do Pará terão direito à instalação gratuita da nova parabólica digital, graças à iniciativa da entidade Siga Antenado, criada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Essa medida visa auxiliar a população durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku).
A substituição da antena é necessária para permitir a ativação plena da tecnologia 5G na região. A cidade de Santarém, localizada no Oeste do Pará, será a primeira a receber o sinal 5G, com previsão de início das operações no segundo semestre deste ano. Já na região da Calha Norte, a cidade de Oriximiná será a primeira contemplada com o 5G.
A nova parabólica digital traz diversos benefícios para os usuários. Além de novos canais, a programação regional e a qualidade de imagem e som serão aprimoradas. Os equipamentos utilizados, tanto a antena quanto o receptor, também são mais modernos. Vale ressaltar que a programação continuará sendo aberta e gratuita.
Para ter direito à substituição gratuita da antena, é necessário ser uma família de baixa renda inscrita em programas sociais do Governo Federal, como o Auxílio Brasil, Pronatec e Carteira do Idoso, entre outros. Além disso, é preciso possuir uma antena parabólica tradicional em pleno funcionamento no momento da visita dos técnicos.
O agendamento para a instalação gratuita pode ser feito por meio do site sigaantenado.com.br. Os beneficiários devem acessar o botão “Programa de Distribuição de Kit” no lado direito e superior da tela. Será necessário informar o NIS (Número de Identificação Social) ou o CPF. Caso a distribuição já tenha começado na cidade e o nome esteja na lista, um questionário deverá ser preenchido para verificar se a pessoa está apta a agendar a instalação. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404.
No caso de não ser elegível para o kit gratuito, as pessoas que possuem a parabólica tradicional devem procurar lojas de eletrônicos ou antenistas na região. Eles poderão fornecer orientações sobre a aquisição e instalação da nova parabólica digital, bem como do receptor adequado para a banda Ku.
É importante ressaltar que somente aqueles que assistem TV por meio da parabólica tradicional precisam substituir os equipamentos pela nova parabólica digital, incluindo o receptor. Por outro lado, aqueles que já assistem TV por meio do sinal digital terrestre (antena espinha de peixe), parabólica digital, streaming (internet) ou são clientes de TV paga não precisam realizar nenhuma ação, pois não serão afetados pela mudança.
A Siga Antenado é uma organização não governamental sem fins lucrativos, criada por determinação da Anatel. Sua principal responsabilidade é apoiar a população de baixa renda durante a migração do sinal de TV das parabólicas tradicionais (Banda C) para as parabólicas digitais (Banda Ku).
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte