Hospital Municipal de Santarém enfrenta superlotação com o aumento de casos de síndromes gripais

- -

O Hospital Municipal de Santarém (HMS) encontra-se com sua capacidade excedida devido ao crescente número de pacientes com sintomas de síndromes gripais, principalmente crianças com menos de seis meses de idade. A unidade de saúde informou que está priorizando o atendimento imediato apenas para casos de risco iminente de morte.

Atualmente, o HMS conta com 66 leitos operacionais, porém, está com um total de 127 pacientes internados, o que ultrapassa sua capacidade máxima. A preocupação principal da equipe médica é o alto número de atendimentos pediátricos, com destaque para bebês com menos de seis meses. Somente neste mês, foram atendidas 1.249 crianças, com idades entre 9 dias e 12 anos, apresentando sintomas de pneumonia e bronquite, que são os quadros mais predominantes. Isso representa uma média diária de 48 crianças atendidas no PSM.

Diante dessa situação preocupante, a direção e a equipe médica do HMS estão orientando a população a adotar medidas preventivas, com especial atenção para as crianças. Os pais estão sendo aconselhados a vacinar seus filhos e evitar o contato com pessoas que apresentem sintomas gripais. Além disso, é fundamental observar quaisquer sintomas que possam exigir cuidados imediatos.

O Hospital Municipal de Santarém não atende apenas a demanda do próprio município, mas também recebe pacientes de várias outras localidades do Baixo Amazonas. Diante da atual superlotação, é necessário que os municípios da Calha Norte também adotem medidas para evitar a proliferação do vírus, a fim de evitar uma sobrecarga nos serviços de saúde não apenas em Santarém, mas também nas regiões vizinhas.

A situação no HMS reforça a importância de uma campanha de conscientização sobre prevenção e cuidados com as síndromes gripais, especialmente entre as crianças. É fundamental que as autoridades locais e a população em geral estejam atentas à gravidade da situação e ajam de forma responsável, seguindo as orientações médicas e adotando medidas preventivas para evitar a propagação do vírus.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte