Nova diretoria é eleita em assembleia da ASCANORTE para fortalecer a região da Calha Norte

- -
Foto – Kemmer Xavier

Na manhã desta sexta-feira, 26, na cidade de Óbidos, ocorreu a assembleia geral extraordinária da Associação das Câmaras Municipais da Sub-Região da Calha Norte (Ascanorte), com o objetivo de aprovar alterações estatutárias e dar posse à nova diretoria da entidade.

A assembleia contou com a aclamação unânime de uma chapa para compor a nova mesa diretora da Ascanorte, representando um marco importante para a região. Os membros eleitos são os seguintes:

Presidente: Orivaldo Ferreira (Prainha)

Vice-presidente: Denilson Oliveira (Monte Alegre)

Secretário: Rilder Ribeiro (Óbidos)

Suplente: Lucivaldo Batista (Terra Santa)

Tesoureiro: Márcio Canto (Oriximiná)

Suplente: Marcelo Sarubi (Oriximiná)

O Conselho Fiscal será composto por Maria de Fátima ‘Fatinha’ (Monte Alegre), Elenice Pereira (Prainha) e Vando Ferreira (Almeirim). Já os suplentes serão Amilton Pereira (Curuá), Robson de Souza (Óbidos) e Mauro Wanzeller (Oriximiná).

É importante mencionar que as câmaras de Faro, Juruti e Alenquer não estiveram representadas durante a assembleia. No entanto, todas as demais câmaras da região estavam presentes e participaram ativamente do processo de escolha.

Daniel Lavareda, conselheiro do Tribunal de Contas do município do estado do Pará, ressaltou a importância da Ascanorte, afirmando que a força dessa associação representa todo o Parlamento da Calha Norte. Ele destacou que essa composição política fortalece os municípios ao tratar de problemas comuns e colocou o TCM à disposição para quaisquer questionamentos.

Durante a tarde, acontece na câmara de Óbidos palestras proferidas pelo advogado Inocêncio de Oliveira e pelo conselheiro Daniel Lavareda, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), abordando temas relacionados às câmaras municipais.

ASCANORTE

Essa associação fundada em 2019, também na cidade de Óbidos, enfrentou desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Mesmo assim, a diretoria da entidade conseguiu se reunir com membros da bancada paraense no Congresso Nacional, o governador Helder Barbalho, secretarias estaduais e a Assembleia Legislativa. Nessas ocasiões, foram apresentadas várias demandas de investimentos em infraestrutura necessários para a região.

A primeira presidente da Ascanorte foi a então vereadora France Vasconcelos, representante da cidade de Monte Alegre. Atualmente, a associação reúne os legislativos dos municípios de Almeirim, Prainha, Monte Alegre, Alenquer, Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa e Faro, somando um total de 126 vereadores.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte