Todas as zonas eleitorais já têm urnas para a próxima eleição no Oeste do Pará

- -

Todas as zonas eleitorais da região Oeste do Pará já têm urnas eletrônicas guardadas para as eleições de 2 de outubro. A partir do dia 16 de setembro, esses equipamentos começam a receber as cargas com os dados sobre seções, eleitores e candidatos concorrentes ao pleito de 2022. De acordo com o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará (TRE-PA), Felipe Brito, o oeste paraense congrega mais de um milhão de eleitores e, portanto, receberá cerca de 20% do parque de urnas do TRE-PA, e mais três mil urnas de contingência para eventuais problemas. Para as eleições deste ano, o Pará contará com 21.664 urnas eletrônicas.

Em todo o estado, mais de 6 milhões de eleitores paraenses (exatos 6.082.312) deverão ir às urnas para escolher deputadas e deputados estaduais, deputadas e deputados federais, senadora e senador, governadora e governador e presidente da República.

Nas zonas eleitorais, as urnas ficam armazenadas em locais apropriados e seguros até a próxima etapa, que é a preparação das urnas para as eleições. Nessa etapa, são inseridos nos equipamentos, os dados oficiais das eleições, tais como as informações dos eleitores e dos candidatos.

Felipe Brito explica que, via de regra, nunca houve registro de incidentes com urnas eletrônicas no Pará, em nenhum cartório eleitoral. Porém, por serem equipamentos muito sensíveis e insubstituíveis, as forças de segurança costumam fazer rondas pelos cartórios eleitorais para assegurar que não ocorra nenhum tipo de dano ou ameaça às urnas eletrônicas. “Mas caso aconteça algum imprevisto, existe uma reserva técnica tanto no TRE em Belém, quanto na sede do TSE para eventualidades”, completou.

Em relação ao treinamento dos mesários que irão atuar no pleito de 2 de outubro, o diretor geral do TRE-PA informou que em todo o Pará vão atuar 82 mil mesários e na região oeste do estado, 14 mil pessoas atuando nas mais diversas funções, como mesário, secretário, presidente da Mesa, supervisores de locais de votação, e alguns que realizam a transmissão de resultados junto com os supervisores de informática.

Em Santarém, Felipe Brito disse que há uma quantidade significativa de pessoas que auxiliam na transmissão dos dados, além de participarem efetivamente das eleições.

Felipe Brito informou que o resultado da eleição está previsto para ser divulgado até às 23h59 do dia da votação.

Na última sexta-feira (26), o Tribunal, encerrou o Ciclo de Treinamentos para as Eleições 2022, na sede do Fórum Eleitoral de Santarém, voltado para os chefes de cartórios eleitorais do oeste paraense. 21 Zonas Eleitorais foram contempladas nesta etapa.

Entre os municípios abrangidos estão além de Santarém, Monte Alegre, Alenquer, Óbidos, Oriximiná, Almeirim, Porto de Moz, Terra Santa, Prainha, Juruti, Altamira, Itaituba, Senador José Porfírio, Rurópolis, Uruará, Pacajá, Medicilândia, Novo Progresso e Jacareacanga.

Durante o evento, os participantes receberam instruções sobre todo o processo de geração das mídias e preparação das urnas eletrônicas, além dos procedimentos para a totalização dos votos, inclusive a transmissão dos resultados via satélite adotada em locais de difícil acesso.

Fonte – O EstadoNet

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte