Em nova atualização do boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (26), pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Santarém, tem confirmados três casos positivos de monkeypox, a varíola dos macacos. De acordo com a pastas, um caso suspeito notificado no município está sob investigação.
Conforme os novos dados do boletim da Sespa, subiu para 12, o número de casos confirmados no estado, sendo sete de pacientes que moram em Belém, dois em Ananindeua e outros três em Santarém.
O primeiro caso confirmado de varíola dos macacos em Santarém ocorreu há nove dias. Um paciente com histórico de viagens para a região sudeste do país. Ele continua cumprindo novo ciclo de isolamento de 14 dias.
A Sespa reforça que os casos confirmados no Pará são importados de outros estados e que não existe, até o momento, transmissão local. O monitoramento de pacientes com sintomas da doença é feito pelas secretarias de cada município.
Os exames são realizados no Laboratório Central do Estado do Pará (Lacen), que já descartou 22 casos. Mas 18 casos suspeitos seguem sendo investigados. Desse total, apenas um é de Santarém. Os demais foram notificados em Ananindeua (04), Belém (08), Marituba (04) e Benevides (01).
Sintomas
As autoridades médicas orientam a população que busquem atendimento médico nas unidades de saúde, quando apresentarem os seguintes sintomas: febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, fraqueza, gânglios linfáticos inchados e erupção ou lesões cutâneas, duram entre duas e quatro semanas.
A doença é transmissível por superfícies contaminadas, por contato direto com lesões de pacientes, com fluidos corporais ou gotículas respiratórias, bem como por proximidade, sem uso de máscara, de indivíduos infectados, ainda que não apresentem feridas na pele.
Fonte – O EstadoNet
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte