Está acontecendo no município de Monte Alegre uma capacitação de boas práticas para abatedores de açaí, que visa dar melhor qualidade ao produto e por em prática os cuidados para que, não ocorram mais casos de contaminação de doenças de chagas no município.
Ontem quinta-feira (4) o treinamento iniciou na vila da Mulata, que atendeu batedores de açaí das comunidades de Limão, Agapito, Ubim e adjacentes da PA 423. A capacitação foi ministrada por uma equipe da Vigilância Sanitária Estadual com apoio da Vigilância Sanitária Regional de Santarém, em parceria com a Vigilância Sanitária local e Vigilância Epidemiológica de Monte Alegre. Estiveram também colaborando a Secretaria de Agricultura, Ideflor-Bio e Emater.
O treinamento é dividido em parte, teórica e prática. Os participantes receberão certificado do curso.
A coordenadora da Vigilância Sanitária Municipal, Kallem Araújo, disse que o treinamento é bem proveitoso para os participantes, que recebem informações correta de todo o processo do açaí, principalmente a questão do branqueamento do fruto. “Quem participou elogiou a iniciativa”, ressaltou Kellem, informando que a Vigilância Sanitária Municipal vai intensificar as fiscalizações, principalmente depois dessa capacitação.
Nesta sexta a capacitação está acontecendo para os batedores de açaí da cidade de Monte Alegre. Amanhã, sábado (6) será na comunidade de Centro Grande.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte