Uma equipe da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) estará no período de 04 a 12 de agosto, nos municípios de Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Curuá, para realizar monitoramento, avaliação e capacitação nas ações de prevenção e controle dos casos investigados de doença de chagas nessas cidades. A Sespa confirmou 9 novos casos da doença na região da Calha Norte.
Desde o surgimento de 5 casos de doença de chagas, em Monte Alegre, quando membros de uma mesma família apresentaram sintomas da doença, que a Sespa, por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde e o Departamento de Controle de Endemias, realiza um trabalho educativo de prevenção junto à população paraense sobre a importância dos cuidados com a alimentação. A transmissão oral pela ingestão de alimentos contaminados, principalmente o açaí, é uma das formas de contágio da doença.
Em Prainha, Monte Alegre, Alenquer e Curuá, a equipe da Sespa realizará avaliação e investigação dos casos da doença que estão ocorrendo em algumas localidades desses municípios. Será realizada ainda capacitação e desenvolvidas ações de prevenção junto à população.
Em relação ao açaí, produto bastante consumido pelo paraense, a orientação é para que os ‘batedores’ evitem “bater” o açaí durante a noite e não deixem o fruto exposto, sem proteção adequada. Os casos positivos mais recentes foram registrados em pessoas que apresentaram sintomas após consumirem açaí.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte