A Secretaria Municipal de Saúde de Óbidos, informou nesta segunda-feira, 27, que um homem morreu suspeito da doença de Haff, popularmente conhecida como “doença da urina preta” que teria contraído no município de Óbidos. O caso suspeito foi detectado em um hospital particular em Santarém.
Outras duas pessoas da mesma família apresentaram os sintomas da doença após terem consumido a mesma refeição da vítima. Essas pessoas estão em monitoramento e foram notificadas como casos suspeitos da doença de Haff. Os pacientes estão estáveis, em casa e fora de risco de morte.
O Departamento de Vigilância em Saúde, está realizando o relatório do caso com todos os detalhes do processo de investigação epidemiológica, e a coleta dos materiais (sangue e urina dos notificados vivos) que seguiram nesta segunda-feira (27) para análise do Laboratório Central (Lacen) em Belém (PA).
A Semsa esclarece ainda que não há nenhuma determinação proibindo o consumo das espécies tambaqui, pacu e pirapitinga. O que há, no momento, é um alerta epidemiológico que recomenda a não ingestão das espécies que são mais propensas à doença de Haff, e a orientação para as medidas a serem adotadas em casos de manifestação dos sintomas da doença.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte