Atendendo uma solicitação do campus da Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, a Prefeitura de Monte Alegre por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA, estará realizando a supressão das árvores Nim Indiano (Azadirachta indica) que foram plantadas na calçada em torno da área da UFOPA.
De acordo com o administrador da UFOPA-Monte Alegre, Ivo Ferreira, o Nim por ser uma planta exótica ela causa alguns danos ambientais, principalmente por ser um inseticida e acaba matando abelhas e insetos de polinização, assim como, deixa pássaros estéreis.
Segundo o biólogo da Semma, Jonathan Bacelar, aqui em Monte Alegre o Nim acabou se tornando uma praga na área urbana. “Essas árvores vem destruindo calçadas, asfalto, meio fio e problemas na questão ambiental”, afirma Jonathan, assegurando que essas árvores serão retiradas das calçadas em torno da UFOPA e no local, serão plantadas espécies nativas da nossa região, como Ipê, Oiti e Pau Preto.
Pesquisas apontam que o Nim pode ser intensamente letal para vários tipos de insetos, com ação comprovada sobre mais de 400 espécies. É considerada uma planta abortiva para os animais, incluindo pássaros causando esterilidade. Devido à falta de conhecimento da população, o Nim Indiano vem sendo plantado em diversos bairros da cidade de Monte Alegre sem nenhum tipo de planejamento, o quê preocupa a Semma.
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte