O governador Helder Barbalho homologou nesta segunda-feira (2), a situação de emergência no município de Almeirim por conta da cheia no município.
O ato está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), por meio do decreto nº 053 – GAB / PMA, 12 de abril de 2022, editado pela prefeita Maria Lucidalva Bezerra de Carvalho, que declarou situação de emergência pelo prazo de 180 dias.
De acordo com o decreto municipal, dezenas de comunidades ribeirinhas ficaram vulneráveis à ação de correntezas, ondas e vendavais que danificaram os assoalhos, paredes, escolas, postos de saúde, micro sistema de abastecimento, grupo geradores, igrejas e barracões comunitários.
Na zona urbana, uma grande extensão de malha viária está sendo seriamente danificada, e dezenas de famílias que têm suas residências nas encostas do rio Amazonas estão temerosas com as intensas chuvas que castigam a região.
O documento ressalta que em virtude do desastre natural ocorreram danos em mais de 10 mil metros de ruas com 1.598 famílias diretamente afetadas e um total de 7.990 pessoas alcançadas pelos danos.
A prefeitura autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil dando assistência às pessoas afetadas pelas chuvas. Voluntários também estão sendo convocados para dar apoio às ações na realização de campanhas de arrecadação de recursos com o objetivo de facilitar a assistência à população afetada.
Fonte – O EstadoNet
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte