Mês de abril será o segundo mais chuvoso esse ano na Calha Norte

- -

Aline Saavedra

O boletim climatológico para o mês de abril deste ano, divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do estado (Semas) indica que, historicamente, o mês de abril é o segundo mais chuvoso do Estado. O mês de março é o que chove mais e, em 2022, teve índice pluviométrico de 527 mm. As chuvas observadas em abril são influenciadas, principalmente, pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), linhas de instabilidade, convecção local e resquícios de sistemas frontais advindos das regiões sul e sudeste do Brasil.

Os municípios da Calha Norte – Alenquer, Almeirim, Curuá, Faro, Monte Alegre, Oriximiná, e mais três municípios do Baixo Amazonas – Santarém, Belterra e Mojuí dos Campos, exibem acumulados históricos variando entre 200 e 400 mm/mês.

O prognóstico climático das chuvas para o mês de abril de 2022, segundo a previsão de consenso da Rede de Previsão Climática e Hidrometeorológica do Estado do Pará, a RPCH, apresenta previsão de precipitação acima do normal na Calha Norte.

Os acumulados médios de chuva previstos para este mês, são de 250 e 500 mm/mês nos municípios da Calha Norte e Baixo Amazonas.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico, da Semas, para o mês de abril, no Pará, a previsão de consenso da RPCH aponta que ainda devem permanecer as características favoráveis à ocorrência de chuvas na categoria acima do normal em toda a faixa norte do Estado.

FALE CONOSCO

93 – 98106-4256

Copyright © 2024. Todos os direitos reservados. Tribuna da Calha Norte